Courgette Recheada com Soja e Legumes

Desta vez trago-vos uma receita que adoro, e que permite fugir aos pratos de carne ou peixe. Para manter a vertente vegan, podem utilizar os queijos alternativos para polvilhar no final, ou não utilizar de todo.

Courgette Recheada com Soja e Legumes

Ingredientes
1 courgette grande ou duas pequenas
1 chávena de chá de soja fina
500 ml de molho de tomate
2 dentes de alho picadinhos
1 cenoura ralada
Pimenta preta e sal a gosto


1. Deixar a soja fina de molho em água ou leite de soja (eu pessoalmente utilizo a segunda opção) durante cerca de 30 minutos. Pré-aquecer o forno a 200°C.

2. Abrir as courgettes ao meio (no sentido do comprimento) e retirar a polpa com cuidado para não rasgar a casca. Eu tinha courgettes grandes, por isso apenas precisei de uma, cortando primeiro no sentido do comprimento, e depois novamente ao meio no sentido da largura, para ficar com quatro porções de courgette.

3. Numa frigideira, com um fio de óleo, colocar os dentes de alho a alourar.

4. Juntar na frigideira a cenoura ralada, a polpa da courgette e a soja. Envolver tudo muito bem e deixar a cozinha durante cerca de 10 minutos.

5. Juntar depois a polpa de tomate, o sal e a pimenta preta a gosto, e novamente envolver muito bem. Deixar cozinhar por mais 5 minutos, e acertar os temperos.

6. Preparar o tabuleiro para ir ao forno, forrando com papel vegetal.

7. Colocar depois as courgettes, e encher cada metade de courgette com a mistura de legumes e soja. Se gostarem, podem adicionar queijo ralado por cima, e polvilhar com sementes de sésamo.

8. Levar ao forno por 30 minutos.
Et voilá, está pronto.


Eu gosto de servir com arroz (neste dia tinha feito arroz de cenoura), mas fica ao vosso critério.
Espero que gostem.

Bom apetite :)

Comentários

Mensagens populares