Lasanha de Legumes

Hoje trago uma receita muito simples de lasanha de legumes. Acrescentei umas salsichas de soja cortadinhas às rodelas, mas não é necessário, porque fica igualmente saborosa. Fiz um molho bechamel vegan, cuja receita também irei partilhar um destes dias.

Esta lasanha é muito fácil de fazer, e, para além de conseguirmos fugir à lasanha de bolonhesa que é aquela que mais gente conhece, conseguimos ter uma alimentação saudável e deliciosa. Tinha feito sopa no mesmo dia, porque o tabuleiro para a lasanha que utilizei é mais pequeno que o outro que utilizo mais vezes, e tinha receio de ficar com fome, mas na verdade ficámos todos mega satisfeitos cá em casa, e deu para duas refeições, sem necessitar da sopa.

Se querem manter a receita vegan, não coloquem queijo no final, ou coloquem queijo vegano, que também é delicioso (acreditem, o que mais me custa na alimentação vegan é não comer queijo, porque era algo que eu adorava desde pequena).

Lasanha de Legumes



Ingredientes
10 placas de lasanha (utilizei placas para lasanha sem ovos)
1 cebola grande
2 dente de alho
1 courgette cortada aos pedaçinhos
2 cenouras raladas
500 ml de molho de tomate
200 ml de molho béchamel
100 ml de natas de soja
4 salsichas de soja também cortadinhas
Pimenta caiena e sal q.b. para o refogado
Oregãos ou coentros q.b. no final
Azeite para refogar
Se quiser, queijo mozzarella ralado q.b no final também.

Preparação
1. Picar a cebola e o alho, e juntar ao azeite numa panela até a cebola ficar douradinha.
2. Deitar na panela a courgette e a cenoura, e envolver tudo muito bem.
3. Depois de bem envolvido, deixar cozinhar em lume brando por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Juntar as salsichas, e depois de misturar com os restante ingredientes, juntar o molho de tomate, e mexer muito bem para envolver tudo. Temperar com o sal e a pimenta e juntar as natas, e deixar em lume brando por mais 10 minutos.
5. Preparar as placas de lasanha consoante as instruções da embalagem, que variam consoante a marca e o tipo de massa.
6. Pode acertar os temperos do refogado, e depois desligar o lume.
7. Colocar as duas primeiras placas num tabuleiro untado com margarina (eu utilizo vaqueiro de óleo de coco), e colocar o preparado do refogado, e mais duas placas, e assim consecutivamente até terminar com duas placas de lasanha.
8. Deitar o molho bechámel e depois o queijo, e por fim temperar com oregãos ou com coentros. Pode adicionar também sementes de sésamo; eu adoro.
9. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos, ou até a superfície da lasanha começar a alourar (pode variar com o tipo de forno).

Bom apetite :)

Comentários

Mensagens populares