Queques de Cenoura e Especiarias

Há dias eu queria fazer queques de abóbora... Mas quando fui verificar, o resto da abóbora que estava no frigorífico já tinha visto dias melhores. Imaginam o meu desalento? Já tinha todos os outros ingredientes na bancada e queria mesmo deitar mãos à obra. Depois de ficar uns minutos a olhar para o vazio, abri o frigorífico e a despensa para ver que outros ingredientes tinha, mas nada me parecia tão ideal como a abóbora. Até que, na gaveta dos legumes, encontro cenouras, e a minha alma rejubilou-se. Lembrei-me de experimentar uma adaptação dos queques de abóbora para fazer com cenouras, e comecei a trabalhar. 

O resultado foi fantástico! E por isso escrevo aqui a receita. Adoro este tipo de queques para comer acompanhados de um chazinho ou café nesta altura do ano, em que o frio já anda por aí.

A receita dos queques de abóbora também virá, mas não tenho fotos por agora, por isso terá de esperar.

Ah, antes que me esqueça. São vegan! Sem ovos, sem outros produtos de origem animal. Vocês em casa podem adaptar, mas eu estou começo mesmo a habituar-me a cozinhar sobremesas sem ovos, e não vejo diferença para as que têm.

Queques de Cenoura e Especiarias


Ingredientes

1 chávena de farinha
2 cenouras em puré (a mim também deu uma chávena do puré)
Meia chávena de açúcar mascavado
Meia chávena de outro açúcar ou adoçante (gosto de usar açúcar orgânico)
Meia cenoura crua ralada
3 colheres de chá de canela
1 colher de chá de gengibre
Meia colher de chá de sal fino
1 colher de chá de fermento
Meia caneca de leite que prefira (usei leite de amêndoa)
Meia caneca de azeite
1 colher de chá de extracto de baunilha



A cobertura é opcional. Fiz esta porque achei que a avelã iria combinar bem, mas podem sempre experimentar outras, ou até deixar sem cobertura. Os ingredientes que utilizei foram:
Meia chávena de avelãs esmagadas
5 colheres de sopa margarina vegetal
1 chávena de açúcar mascavado

Esta receita rendeu-me 16 cupcakes.

Preparação
1. Pré-aquecer o forno a 220ºC.
2. Numa tigela juntar a farinha, o fermento, os açúcares, o sal, a canela e o gengibre, misturando-os bem.
3. Juntar depois o puré de cenoura, o extracto de baunilha, o leite e o azeite.
4. Quando estiver uma mistura homogénea, juntar a cenoura ralada.
5. Assim que estiver tudo bem misturado, começar a distribuir o preparado pelas formas. Eu preenchi as formas até cerca de 2/3, mas se encherem mais têm queques maiores. Eu ainda pus mais uma colher de chá de açúcar mascavado no topo de cada queque antes de ir ao forno, porque não tinha a certeza de que iria fazer a cobertura, mas não é necessário.
6. Vão ao forno durante cerca de 25-30 minutos, ou até se inserir o palito e este sair limpo.

Para a cobertura:
1. Levar a margarina a lume brando num tacho até derreter.
2. Juntar o açúcar enquanto mexe continuamente, e, por fim, juntar as avelãs.
3. Deixar em lume brando até o açúcar começar a caramelizar, sem deixar ficar muito escuro para não ficar duro.

E é isto. Daqui resultaram uns queques deliciosos. Espero que gostem!

Comentários

Mensagens populares